
Reprodução/Exército Brasileiro
Por: AKI1 no dia 22 de maio de 2025
Mais de 150 mulheres já realizaram o alistamento militar em Salvador, que está aberto até 30 de junho para as jovens que completam 18 anos em 2025. O processo, inédito e voluntário, permite que elas escolham entre Exército, Marinha ou Aeronáutica, e pode ser feito nas unidades das Prefeituras-Bairro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento, apresentando RG, CPF e comprovante de residência. As unidades com maior procura são Liberdade, Barra-Pituba e Pau da Lima.
O serviço militar feminino tem duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado até oito anos, e oferece remuneração, auxílio-alimentação, contagem para aposentadoria e capacitação profissional. A iniciativa visa ampliar a participação das mulheres nas Forças Armadas, onde atualmente representam cerca de 10% do efetivo, principalmente em áreas como saúde, ensino e logística, com possibilidade de acesso à área combatente.
As interessadas devem se apressar, pois o prazo para inscrição termina em 30 de junho. O alistamento pode ser feito presencialmente nas unidades da prefeitura-bairro listadas em Salvador ou online pelo site oficial do Exército. Essa é uma oportunidade histórica para as mulheres ingressarem nas Forças Armadas e expandirem seus espaços na carreira militar.