INSS exige biometria para novos empréstimos consignados

Foto: Aplicativo Meu INSS | Divulgação/INSS
Por: AKI1 no dia 19 de maio de 2025

A partir da próxima sexta-feira (23), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a confirmação biométrica para desbloquear novos empréstimos consignados para beneficiários. A medida visa aumentar a segurança nas operações e evitar fraudes, garantindo que os contratos sejam autorizados diretamente pelo titular do benefício. O procedimento deve ser realizado por meio do aplicativo Meu INSS ou nas agências do instituto.

Como regra geral, o INSS busca proteger os seguros contra golpes que envolvam empréstimos não autorizados e o uso indevido de dados pessoais. A biometria funciona como uma camada extra de autenticação, tornando o processo mais seguro e transparente. Os beneficiários que ainda não realizaram o cadastro biométrico deverão procurar os canais oficiais para regularizar a situação.

Essa faz parte de um esforço maior do INSS para modernizar seus serviços e fortalecer o combate às fraudes no sistema previdenciário, promovendo maior confiança e segurança para os usuários.

Compartilhe