Prefeito de Sorocaba vira réu por superfaturamento em lousas digitais

Foto: ReproduçãoPor: AKI1 no dia 14 de maio de 2025
Foto: Reprodução
Por: AKI1 no dia 14 de maio de 2025

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e o ex-secretário de Educação, Márcio Carrara, foram tornados réus pela Justiça após denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por suspeitas de superfaturamento de R$ 11 milhões na compra de lousas digitais em 2021. O contrato, no valor total de R$ 46 milhões, teria apresentado um sobrepreço de 25%, com cada lousa custando 56% mais caro que em outra cidade paulista que adquiriu o mesmo produto do mesmo fornecedora.

Apesar do pedido do MP para bloqueio dos bens do prefeito e afastamento do ex-secretário, a Justiça indeferiu essas medidas por falta de provas suficientes até o momento. A prefeitura e a empresa fornecedora, Educateca Serviços Educacionais, negaram irregularidades na negociação e afirmam que o processo atrapalhou os trâmites legais. O juiz poderá rever as decisões caso surjam novos fatos.

Além dessa denúncia, Rodrigo Manga também é alvo de outras investigações, incluindo uma operação da Polícia Federal que apura desvios de recursos públicos na área da saúde. O prefeito, que ganhou notoriedade nas redes sociais, mantém sua defesa e acredita no arquivamento do caso.

Compartilhe